quinta-feira, 15 de maio de 2014

Receita 7 # BIOMASSA DE BANANA VERDE

Olá pessoal, muitas pessoas tem me pedido a receita da biomassa de banana verde então decidi postar a receita hoje. É muito fácil de fazer e super saudável.

Mas antes, que tal saber um pouco dos benefícios desta maravilha?? Leia a seguir o texto da nutricionista Ana Paula Cortez (CRN 15.414).

A biomassa de banana verde é um alimento funcional por conter quantidades consideráveis de amido resistente que atua de forma semelhante à fibra alimentar por não ser digerida e nem absorvida no intestino. Desta forma ao chegar ao intestino será fermentada pelas bactérias presentes, estimulando o crescimento de bactérias benéficas o que auxilia no bom funcionamento intestinal, e também nos quadros de constipação e diarreia, além de prevenir doenças como o câncer de colón intestinal. O amido resistente também tem ação na redução do colesterol e promove saciedade podendo prevenir o aumento da gordura corporal.
Além disso, a banana verde é um alimento de baixo índice glicêmico, contribuindo para que a glicose liberada no sangue seja feita gradativamente, portanto um alimento interessante para os indivíduos com diabetes mellitus. 
A banana verde contém minerais como o fósforo, manganês, zinco, cobre, ferro, magnésio e cálcio. Cada 100 g de biomassa tem em média 42,97 calorias, 1,33 g proteína, 5,96 g lipídeos, 10,1 g carboidratos, 1,84 g fibra alimentar, 7,83 mg cálcio e 0,39 mg ferro.
Não altera o sabor dos pratos quando adicionada, e por isso pode ser utilizada para aumentar o volume nas preparações e acrescentar vitaminas e sais minerais em sucos de frutas e vitaminados. 
Quando há amadurecimento da banana, esse amido resistente é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, portanto os benefícios são encontrados na banana verde. 

Então, vamos à receita!!!!

- Bananas verdes de qualquer tipo (o ideal é comprar na feira pois a banana tem que ser muito verde e no mercado elas já estão próximas de amadurecer e perdem seus benefícios)

-  Lave as bananas com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
-  Em uma panela de pressão coloque água e espere ferver para depois acrescentar as bananas com casca  e fechar a panela para cozinhar.
- Quando pegar a pressão, abaixe o fogo e marque 8 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Não force o processo pois as bananas continuarão cozinhando até o vapor sair.

- Abra a panela e retire uma banana de cada vez, abra a casca com cuidado para não se queimar e coloque a polpa da banana no liquidificador.

- Adicione o quanto baste de água para bater a polpa da banana e obter uma massa bem espessa.


- Se não for utilizar imediatamente, guarde a biomassa em sacos plásticos, normalmente utilizo uma xícara como medida (200ml).
- A biomassa dura 4 dias na geladeira ou 6 meses no congelador.


Esta receita eu aprendi com a culinarista Lidiane Barbosa, ela é fantástica!!!!
http://receitasculinariafuncional.blogspot.com.br/2014/01/biomassa-de-banana-verde-mais-pedida.html

Use a hashtag #alergiagourmet no instagram quando fizer alguma receita que leva a biomassa de banana.

Espero que gostem!!!! Abraços e até amanhã!

Acessem nossa redes sociais facebookinstagram e youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário